sábado, 2 de maio de 2015

couve florok
O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Estimativas mostram que cerca de 4 milhões de toneladas de folhas e talos aproveitáveis na alimentação são jogados fora todos os anos.
Usar a criatividade é um dos pontos-chaves para não desperdiçar alimentos em casa. Ingredientes que você acha que não servem para nada (e vão direto para o lixo) podem originar receitas inusitadas e gostosas. Sobras viram sopas, frutas maduras se transformam em geleias e cascas compõem tortas. Veja receita.

1. Assado de cascas, talos ou folhas
Ingredientes: 4 xícaras (chá) de cascas bem lavadas, picadas e cozidas; 2 colheres (sopa) de queijo ralado; 1 xícara (chá) de pão amanhecido molhado no leite; 1 cebola pequena picada; 1 colher (sopa) de óleo; 2 ovos batidos; cheiro verde e sal a gosto
Bata as cascas cozidas no liquidificador ou passe por peneira. Coloque a pasta obtida em uma tigela e misture o restante dos ingredientes. Unte uma forma com óleo ou manteiga, despeje a massa e leve para assar até que esteja dourada. Sirva quente.
Você pode usar cascas de abóbora japonesa ou chuchu, folhas de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, e talos de agrião, beterraba, couve e brócolis refogados ou cozidos.